segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fitomedicamento - Centella asiatica: vasodilatador, anti-celulítico e normalizador da circulação.


O extrato de Centella asiática é uma das formas mais eficazes de se tratar a celulite e a gordura localizada, além de normalizar a produção de colágeno.



Com a chegada do verão e suas temperaturas elevadas, vestir roupas mais leves e curtas torna-se inevitável, deixando o corpo em maior evidência. Por isto, nesta estação do ano, a preocupação com a forma física lota academias de ginástica e clínicas de estética, esquecendo-se de que em todos os casos a beleza vem “de dentro para fora”.

A celulite é uma alteração do funcionamento das células conjuntivas subcutâneas que provoca acúmulo de líquidos e gordura, deixando a pele com o indesejável aspecto de “casca de laranja”.

O uso da Centella Asiática é uma das formas mais eficazes de se tratar a celulite.


Nome Botânico:
Centella asiatica L.

Sinonímia:
Cairassu, coayrassú, codagem, pata-de-cavalo, pé-de-cavalo, pata-de-burro,  pata-de-mula, cetelha asiática.

Família:
Umbelliferae

Parte utilizada:
Parte aérea.

Histórico e curiosidades:
A utilização da Centella se dá há mais de 3.000 anos pelos habitantes da Índia, África e das ilhas do Oceano Índico no tratamento de lesões cutâneas. A composição química da Centella foi descoberta em 1941, pelo bioquímico francês, Jules Lépine. Foi descoberta a presença de um alcaloíde que pode rejuvenescer o cerébro, os nervos e as glândulas endócrinas. Conhecida pelos chineses como fo-ti-tieng, é similar ao Ginseng e constitui um dos raros estimulantes sem efeitos cumulativos prejudiciais.

Ecologia:
 A Centella asiatica é uma espécie que cresce em lugares sombreados e úmidos, é encontrada no leste europeu e também em países da América do Sul, como Brasil e Venezuela.

Constituintes:
Alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavonóides, cânfora, cineol, açúcares, sais minerais, aminoácidos, ácidos graxos, resinas.
Fração triterpênica: Ácido asiático (30%), Ácido madecássico (30%),
Ásiaticosídeo (40%).

 Ações:
A centella atua normalizando a produção de colágeno, promovendo o restabelecimento da trama colágena, ajudando no tratamento de celulite. Reduz a fragilidade dos vasos capilares e estimula a circulação venosa. Pode também ser utilizada no tratmento de eczemas, úlceras varicosas, hematomas e rachaduras da pele.

Propriedades Farmacológicas:
Os constituintes da fração triterpênica da centella atuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o reestabelecimento de uma trama normal e flexível e consequente “desencarceramento” das células adiposas, permitindo a liberação de gordura localizada graças a possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Proporciona portanto, a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e as células do tecido adiposo. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Também controla a fixação da Prolina e Alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Sua ação sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas. Favorece o processo de cicatrização e age sobre os fibroses de várias origens.
Apresenta certa ação antiinflamatória. O asiaticosídeo tem ação antibiótica e age como  cicatrizante de feridas na pele.

Precauções e contra indicações
Individuos hipersensíveis a planta.

Reações adversas
Não foram observados.

Utilização:
Pó: 0,25 a 1g/dia, após as refeições;
Extrato seco: 50 a 200 mg/dia;
Extrato fluído: 0,25 a 1,0 mL/dia;
Geís, cremes e loções suavizantes: extrato glicólico 2-5%;
Cremes reparadores e restauradores: extrato glicólico 3-6%;
Cremes após sol: extrato glicólico 1-5%;

Centella asiatica - Beleza da Pele

CREMES COM CENTELLA PARA MASSAGEM

A celulite costuma atingir mais as mulheres em razão do estrógeno, hormônio feminino. Ele promove uma retenção de líquidos justamente nas regiões mais críticas. Estes líquidos não conseguem ser totalmente eliminados graças à dificuldade de circulação. Assim ficam acumulados entre as células de gorduras logo abaixo da derme.
Qualquer coisa que facilite a passagem sanguínea e a retirada das toxinas também combate a celulite.
A massagem promove a drenagem das toxinas, além de dilatar os vasos, aumentando a circulação. Para a operação massagem, cremes contra a celulite ajudam. Além de facilitar o deslizamento, eles possuem substâncias que agem na gordura e nos vasos sanguíneos.
A Centella Asiatica possui propriedades anti-reumáticas, dermatológicas, vulnerarias e levemente diuréticas, além de ser um vasodilatador periférico. Tem ação de normalizar a circulação venosa de retorno. É rica em vitaminas A, B, E, K, além de magnésio. A Centela é um ingrediente de várias fórmulas anti-envelhecimento e de cremes para a pele.

USO TERAPÊUTICO

Na medicina tradicional chinesa, a Centella Asiática é considerada a erva da "fonte da juventude", ou seja, capaz de aumentar a longevidade. Estudos alegam que seu uso proporciona um efeito energizador.
A Centella asiática é amplamente usada na medicina Ayurvédica, onde é conhecida como brahmi.
O extrato de Centella asiática é uma das formas mais eficazes de se tratar à celulite e a gordura localizada. Normaliza a produção de colágeno, melhora a circulação sanguínea, evita câimbras e formigamento das pernas, favorece a eliminação das células gordurosas.

Também é indicada para tratamentos para

· varizes, varicose
· quadros reumáticos
· feridas indolentes
· úlceras leprosas
· cicatrização cirúrgica·

Apresentação:
Centella Extrato em cápsulas –  50 cápsulas
Centella Chá – – 20 gramas
Centella em creme  para massagem –  -  potes de 250 gramas
(com 65% de Aloe Vera, o creme associa Centella, Ginkgo Biloba e Cafeína)



OBS.: Desde que estou trabalhando com Manipulação de Fórmulas, a minha paixão pelos naturais tem aumentado...
Estou sempre pesquisando sobre os extratos que usamos a cada dia lá no laboratório, e com certeza aprendendo muito.

Uma excelente oportunidade para aumentar meus conhecimentos, quanto às propriedades das plantas.



Um comentário:

  1. Extrato de ervas para varizes.
    elimina vasos e varizes.Veja depoimentos no site.
    www.varizestemcura.com

    ResponderExcluir