quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A diferença entre remédio e veneno é apenas...


a DOSE!  E apesar da época em que essa frase foi dita por Paracelso (pseudônimo de um cara com um nome gigante, lá vai: Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim), hoje sabe-se que isso é verdade. Por exemplo, o diazepam, usado como ansiolítico e anti-convulsivante mas que já foi (e ainda é) usado por muitas pessoas para a tentativa de suicídio. Ou a toxina botulínica, a toxina biológica mais potente da natureza, cujo alguns microgramas apenas são suficientes para matar um humano, mas que vem sendo usada para diversos fins terapêuticos como o botox. Ou mesmo o chocolate, paixão de toda mulher, mas que pode ser letal aos caninos, vem sendo usada experimentalmente para o controle de coyotes nos EUA.


PARACELSO: MÉDICO E MÍSTICO 

Até mesmo a forma de exercitar seu ofício era contestada. Acreditava ele, que a função de um médico ia além do diagnóstico e receituário convencional; era necessário um estudo do paciente e uma compreensão da doença em aspectos como a astrologia, alquimia, magia e outras variações esotéricas.
A medicina daquele tempo, baseada no pensamento do filósofo Hipócrates, acreditava que as doenças eram causadas por mau funcionamento dos fluídos do corpo humano: sangue, catarro, bílis preta e bílis amarela. Paracelso contestou e simplificou este conceito. Segundo ele, os seres materiais têm origem em quatro elementos: terra, água, ar e fogo; e três substâncias: enxofre, mercúrio e sal. Os primeiros são realidades materiais compreendidas dinamicamente. Enquanto os outros são modalidades de comportamento da natureza. Ou seja, o enxofre é combustível, o mercúrio é volátil e o sal é resistente ao fogo. Portanto, a saúde é o equilíbrio, e a doença é o desequilíbrio de todas as energias presentes no ser humano, tanto no corpo físico como espiritual.
De acordo com Paracelso, a cura apóia-se em quatro bases distintas: filosofia, astronomia, alquimia e virtus. A filosofia significa: abrir-se ao conjunto das forças naturais, observar essas forças invisíveis na penetração da realidade total e perceber o invisível no visível. A astronomia explica as influências dos astros na saúde e nas enfermidades. A alquimia torna-se útil no preparo dos medicamentos. O termo virtus é uma alusão a honestidade do médico que, através do raciocínio de Paracelso, é uma pessoa em constante evolução e aperfeiçoamento, e deve reconhecer a ação da natureza invisível no doente ou, em se tratando do remédio, como atua no plano visível. Assim, o conhecimento médico tem menos a ver com conhecimento intelectual do que com a intuição.
Paracelso fazia frequentes associações entre Magia e Imaginação. "O visível esconde o invisível, mas apesar disso conseguimos o invisível apenas através do visível", dizia. Nesse caso, magia significa a ação direta sobre as pessoas e todos os seres, sem ajuda da matéria. Ou seja, o mago é capaz de causar efeitos físicos sem ajuda física. No livro Paracelso - Alquimista, Químico, Pioneiro da Medicina, o historiador e filósofo Lucien Braun, cita: "toda natureza invisível se movimenta através da imaginação. Se a imaginação fosse forte o suficiente, nada seria impossível, porque ela é a origem de toda magia, de toda ação através da qual o invisível (de um ou outro modo) deixa seu rastro no visível. A energia da verdadeira imaginação pode transformar nossos corpos, e até influenciar no paraíso...".
Além disso, o médico suíço reconheceu que a fé fortalece a imaginação. Isso inclui as curas milagrosas atribuídas a ele e que não foram apenas resultado dos medicamentos, mas serviram para influenciar conscientemente a ação da imaginação do próprio paciente, de modo que agisse diretamente no desejo de ser curado. Atualmente, há na medicina, o chamado placebo, uma substância sem qualquer efeito farmacológico, prescrita para levar o doente a experimentar alívio dos sintomas pelo simples fato de acreditar nas propriedades terapêuticas do produto. De certa forma, pode-se entender que Paracelso já fazia uso deste recurso há mais de 500 anos. Outro fator interessante de seu raciocínio, é que ele também associava as características exteriores de uma planta a sua função medicinal. Por exemplo, folhas em forma de coração foram recomendadas para doenças cardíacas.

Sabe-se que ele nasceu no ano de 1493, o dia e o mês ainda são discutíveis. Mas isso não é tão importante, porque foi um homem além de seu tempo, além das datas e do pensamento. Seu legado de obras escritas e ensinamentos compõem o que atualmente é chamado de Medicina Experimental. Formulou os primeiros conceitos da homeopatia, farmacologia, medicina psicossomá- tica, psicologia e bioenergética. Um médico esotérico que, como todos os outros "não esotéricos", tinha apenas um objetivo: prolongar a existência humana na Terra.


A ALQUIMIA DE PARACELSO

A Medicina é a ciência que permite ao homem cuidar verdadeiramente de si e de seus semelhantes. Ela é antes de tudo preventiva mas quando necessário, deve ser curativa.

A capacidade de curar é outorgada por Deus, e este é um trabalho que deve ser feito principalmente com a energia do coração, a intuição, a inteligência e o conhecimento, para conferir um conjunto de fatores que permitam uma vida feliz e saudável.

Vamos ouvir as palavras de grandes sábios

"Uma pessoa inteligente deve saber viver de modo a preservar sua saúde, e valer-se de conhecimentos próprios assim que ela estiver ameaçada. Pois uma coisa é obvia, existe algum bem mais precioso que a saúde?"
(Hipócrates) Os antigos egípcios diziam que (Papiro de Ebers 1.550 a.C.) :
"Uma pessoa pode ostentar a mais radiosa saúde física: contudo se os olhos não irradiarem alegria, confidência, prazer de viver, impõe-se a necessidade de uma consulta médica."

Pois a tristeza, a melancolia e a perturbação mental são inimigas da saúde.

A alimentação é a base da vida, e é ela que confere o equilibrio mental e físico, e consequentemente a alegria de viver, saber alimentar-se corretamente, é o primeiro passo para uma vida saudável e feliz.

Não é só de alimentos físicos que nós vivemos. Os sentimentos e pensamentos que alimentamos são fundamentais para uma vida feliz e equilibrada, saiba selecioná-los.

Ter saúde é um estado de espírito, é ter a sintonia direta com o Pai Divino e ver brotar o amor e a alegria no coração.


Vídeo:

Mundos Invisíveis: A descoberta dos Antibióticos



Nenhum comentário:

Postar um comentário