sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Do que é feita a LUZ? No começo do século 20, surgiu um homem que encontrou essa e muitas outras respostas para os mistérios da física e do universo. Ele se chamava Albert Einstein!

Depois de várias postagens com vídeos interessantes, vou falar um pouco sobre eles, ok.
Então, inicie as postagens no blog mostrando os vídeos  MUNDOS INVISÍVEIS, que foi um quadro do programa Fantástico exibido pela Rede Globo de Televisão no ano de 2008. Na época, não consegui assistir a todos os episódios, mas como a internet nos ajuda muito, resolvi procurá-los para registrar aqui.

O quadro foi apresentado pelo físico brasileiro Marcelo Gleiser, Mundos Invisíveis mostrava como cientistas e pensadores chegaram às conquistas do mundo moderno. A série tentava responder uma pergunta em questão, que era: "Do que o mundo é feito?", mostrando como o conhecimento sobre a matéria possibilitou o avanço tecnológico dos dias de hoje.

O programa teve gravações no Brasil e na Europa. Em Paris por exemplo, o físico Marcelo Gleiser entrevistou o escritor Paulo Coelho a respeito de um de seus livros sobre alquimia, que era o assunto principal do segundo episódio da série. Marcelo Gleiser também visitou lugares como a casa onde Albert Einstein morou na Suiça; a biblioteca que contém os escritos originais do filósofo Robert Boyle, em Oxford, Inglaterra; a casa de Dmitri Mendeleiev, o criador da tabela periódica, em São Petesburgo na Rússia; o laboratório de Marie Curie, a maior cientista mulher da história da ciência, ganhadora do Prêmio Nobel em  Física e em Química em 1903 e 1911.

Acho que são bem importantes para o conhecimento geral de todos nós. Eles envolvem áreas científicas em geral, não só de Química. Fato importantíssimo, pois a ciência caminha unida!
Esses vídeos foram muito bem elaborados, e nos explicam facilmente sobre muitos assuntos.


Vídeo:
Mundos Invisíveis: Do que é Feita a LUZ?


"Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar."
 (Paulo Coelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário